Crash Test Dummies Discografia: Uma Visão Completa da Carreira da Banda

A banda canadense Crash Test Dummies se tornou conhecida na década de 90 por suas músicas marcantes e letras poéticas. Apesar de terem tido um sucesso inicial com seu álbum de estreia, o grupo teve altos e baixos na carreira, mas sempre manteve sua identidade musical única. Neste artigo, vamos conferir algumas curiosidades e informações sobre a discografia da banda.

O início da carreira

Formada em 1988 na cidade de Winnipeg, no Canadá, a banda teve como principal vocalista e compositor o cantor Brad Roberts. No início, a formação contava também com Ellen Reid nos teclados e backing vocals, Benjamin Darvill na gaita e nos sopros, Dan Roberts no baixo e Vince Lambert na bateria. O nome da banda, Crash Test Dummies, foi inspirado nos bonecos de teste de segurança automotiva.

O primeiro álbum da banda, lançado em 1991, se chamava The Ghosts That Haunt Me e já trazia algumas das características marcantes da banda, como a voz grave de Brad Roberts e as letras bem elaboradas. O disco teve um sucesso moderado, mas foi o segundo álbum, God Shuffled His Feet, lançado em 1993, que colocou a banda no topo das paradas de sucesso em vários países.

O maior sucesso: Mmm Mmm Mmm Mmm

A música que se tornou o maior sucesso da banda, Mmm Mmm Mmm Mmm, foi lançada em 1993 como single do álbum God Shuffled His Feet. A canção, que fala sobre a incomunicabilidade humana, tornou-se um hit mundial e fez com que a banda fosse indicada ao Grammy de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo.

A letra de Mmm Mmm Mmm Mmm é um exemplo claro da poesia introspectiva que é marca registrada do Crash Test Dummies. A música traz ainda o coro infantil do Winnipeg Boys' Choir, o que contribui para seu charme peculiar.

Álbuns seguintes e mudanças na formação

Apesar do sucesso de God Shuffled His Feet, os álbuns seguintes não tiveram a mesma repercussão. A Worm's Life (1996) e Give Yourself a Hand (1999) tiveram vendas modestas e não geraram nenhum hit nas paradas. Em 2000, a banda fez uma pausa para que Brad Roberts pudesse trabalhar em sua carreira solo.

Em 2001, o Crash Test Dummies voltou com a formação modificada. Ellen Reid tinha deixado a banda e foi substituída por Greg Wells nos teclados e backing vocals, além da entrada de Mitch Dorge na bateria. O álbum I Don't Care That You Don't Mind (2001) foi o primeiro com a nova formação e ele trazia uma sonoridade mais voltada para o rock.

Em 2004, a banda lançou seu último álbum, Songs of The Unforgiven. Este disco é mais experimental e diferente dos trabalhos anteriores, utilizando elementos de música eletrônica e percussão africana. Após o lançamento desse álbum, a banda fez uma turnê de despedida e entrou em hiato.

Conclusão

Apesar das mudanças na formação e das dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, a discografia do Crash Test Dummies é marcada por ótimas músicas e letras inspiradoras. A banda conseguiu criar um estilo único e inconfundível, que conquistou muitos fãs ao redor do mundo. Certamente, a música Mmm Mmm Mmm Mmm será lembrada por muito tempo como um dos maiores hits do rock dos anos 90. Se você ainda não conhece a discografia da banda, vale a pena conferir esses trabalhos tão importantes para a história do rock.